NOTÍCIAS
VÍDEOS
AGENDA
Artigos
Vídeos 

Top 6 mais vistos sobre TT e Trial4x4
V Passeio TT Encostas Douro - Clube DouroXtreme
Publicado em: 2013-04-30  Modalidade: TT e Trial4x4
O Clube DouroXtreme realizou a quinta edição do Passeio TT Encostas Douro dia, em São Joãoda Pesqueira, passeio que procura oferecer aos amantes de todo-o-terreno um dia de grande convívio em trilhos de inigualáveis paisagens durienses, no concelho situado no coração da Região Demarcada do Douro.~

Este ano o evento contou com algumas diferenças face às edições anteriores para que o Clube conseguisse oferecer o melhor do seu trabalho e potencialidades do evento a todos os participantes. Assim o passeio ficou dividido em dois, o primeiro fim-de-semana, dia 14 de Abril, foi exclusivo para motas e o fim-de-semana seguinte, dia 20 de Abril, exclusivo para jipes. Também o dia reservado a jipes passou de Domingo para Sábado e o valor de inscrição para quem não fosse sócio foi mais baixo, 20€ por pessoa, o que não significou perda de qualidade, muito pelo contrário. A realização tardia do evento, em relação às edições anteriores, fez com que a participação fosse moderada, estiveram presentes 55 motas e 50 jipes, assim conseguimos proporcionar maior convívio entre todos, melhor organização e controlo dos percursos e participantes. No que toca a alimentação e portos de honra, esteve tudo a cima do ano passado. O valor reduzido da inscrição foi compensado com maior trabalho e empenho de todos os elementos do Clube e o resultado foi um grande passeio TT.


No que toca ao percurso a equipa do Clube procurou trilhos ainda não explorados do concelho. Afastando-se um pouco das encostas e quintas à beira rio, nesta edição o roadbook pautou caminhos de um Douro superior mais agreste, duro, rochoso, um Douro marcado por serras, desconhecido para muito mas não menos belo e emocionante.

:::Motas
O dia exclusivo para as motas foi a 14 de Abril, num dia marcado pelo sol depois de meses de intensa chuva. O encontro foi na Senhora do Monte, local onde o Clube desenvolve uma pista do género de “cross country” e que os mais persistentes poderiam experimentar no final. 

O percurso, com cerca de 90km, foi preparado para que fosse o mais variado possível, com alguns pontos de maior dificuldade para os mais corajosos e caminhos alternativos para quem gosta de um bom TT, convívio e boas paisagens. A primeira parte do passeio ficou marcada pela água. Seguindo em direção ao rio torto, passando por Ervedosa do Douro até Castanheiro do Sul, os pilotos passaram por desafios de muita adrenalina e diversão com passagens estreitas, caminhos enlameados, charcos de água, ribeiros, com uma merecida paragem para um porto de honra pouco depois do pequeno almoço na localidade de Espinhosa. De depósito carregado com o melhor combustível duriense os participantes rumaram em direção à serra de Sampaio para uma nova etapa do percurso, agora com principal característica a dureza de caminhos rochosos, com um ponto de dificuldade que consistiu numa picada, sempre com caminho alternativo e todo o apoio organizado do Clube. Arrancando depois para a Vila de Trevões para o almoço.


Para a parte de tarde o Clube deu primazia aos caminhos e paisagens que mais caracterizaram este evento ao longo dos últimos 4 anos. Caminhos por quintas, montes desenhados por patamares, as vinhas já em formação, amendoeiras em flor, as encostas do rio Douro, optando-se por um percurso de características mais rápidas.
Saindo de Trevões os participantes seguiram em direção a São João da Pesqueira, passando pela localidade de Vilarouco onde existiu outro ponto de dificuldade e mais à frente um porto de honra, sempre com várias bebidas frescas numa tarde onde o calor se fazia sentir.

A parte final do passeio, realizou-se, como já foi dito, no lugar Senhora do Monte onde o convívio e a boa disposição voltaram a reinar. O Clube preparou um lanche ajantarado com variadas carnes e bebidas à discrição e os muitos foram os que quiseram experimentar o circuito onde o Clube realiza o seu evento EnduroXtreme. E a festa continuou até se fazer de noite com o clube tt amigos do garrafão a fazer uma companhia e momentos de diversão que fecharam em grande o V Passeio TT Encostas Douro.
Da parte do Clube ficou a certeza que o evento deste ano foi um grande sucesso na medida em que se conseguiu oferecer muito por pouco dinheiro, o nosso objetivo é dar aos nossos aderentes a máxima qualidade no que toca ao todo-o-terreno e foi isso que aconteceu, apesar de a adesão não ter sido grande o evento foi gigante em tudo, alimentação, trajeto, organização, convívio, grandes lembranças. A todos os presentes nos dois fins-de-semana o nosso muito obrigado.

:::Jipes
O grande dia exclusivo para jipes desta edição do Passeio aconteceu Sábado, dia 20 de Abril. Assim como na semana anterior a manha prometia um dia excelente para bom um passeio todo-o-terreno, sol e temperatura agradável.
O local de encontro foi em São João da Pesqueira, no já tradicional ponto de encontro "Pista dos Cavalos" onde o Clube fez uma pista de obstáculos para no final os participantes poderem experimentar os seus veículos num percurso diferente que apenas o "monte" que iria marcar todo o dia de percurso de cerca de 50km.


Saindo de São João da Pesqueira em caravana até à entregas dos road-books, os participantes encaminharam-se depois até Ervedosa do Douro descendo até ao rio Torto, com uma passagem a vau no rio, seguindo depois para Castanheiro do Sul para um porto de honra antes do pequeno-almoço na localidade de Espinhosa do Douro, sempre rodeados por paisagens marcadas pelo colorido dos vinhedos, belas amendoeiras em flor e floresta. O primeiro ponto de dificuldade, para quem gosta de mais adrenalina, situou-se logo antes do primeiro porto de Honra, depois do pequeno-almoço em Espinhosa do Douro, um caminho rochoso levou os participantes até Trevões para o desejado almoço, não sem antes os carros que escolheram o percurso difícil passarem em mais uma dificuldade junto a uns moinhos abandonados na ribeira de galegos. Esta aposta numa primeira parte do percurso diferente foi muito positiva e comentada. Muitos adoraram esta parte do percurso totalmente diferente do comum de um passeio Duriense, uma paisagem mais selvagem e 
inóspita, caminhos mais duros, pontos de dificuldade que exigiam perícia e não tanto a força do motor. Durante o almoço o convívio e a boa disposição não faltaram, assim como não faltou boa comida, bebida à discrição e qualidade nas instalações.

Na segunda parte do passeio os participantes seguiram em direção a Valongo do Azeites, agora o percurso mudara para um trajecto um pouco mais rápido e paisagens marcadas pela vinha. Iniciou-se em Valongo uma descida por caminhos íngremes e socalcos por onde outrora animais de carga traziam água e transportavam toda a carga da lavoura regional, até uma passagem de água onde se situava o porto de honra da tarde, novamente com várias bebidas frescas e um bom vinho do porto, e mais um ponto de dificuldade, desta fez uma subida picada onde mais uma fez a perícia do condutor seria o fator chave, um bom arranque e uma aceleração continua sem medos seriam o segredo para conseguir subir. 


Entretanto, antes deste ponto de dificuldade, os participantes puderam divertir-se um pouco numa passagem de água, momentos de grande diversão numa tarde quente, enquanto outros juntavam-se na mesa do porto de honra e os corajosos enfrentavam a subida. A partir daí, e já com alguns participantes ansiosos pela pista de obstáculos,  o percurso seguiu para o ponto de encontro em São João da Pesqueira, onde acabou o passeio com um porco no espeto, mais bebidas variadas e à descrição e uma pista de obstáculos com 3 buracos de dificuldade média, cruzamentos de eixos, um buraco difícil onde os mais bravos batalharam acirradamente para subir e mais algumas brincadeiras que atraiu muito público do concelho. O fato de os dias serem agora maiores ajudou à festa que se prolongou até à noite.

Da parte do Clube ficou a certeza que o evento deste ano foi um grande sucesso na medida em que se conseguiu oferecer muito por pouco dinheiro, o nosso objetivo é dar aos nossos aderentes a máxima qualidade no que toca ao todo-o-terreno e foi isso que aconteceu, apesar de a adesão não ter sido grande o evento foi gigante em tudo, alimentação, trajeto, organização, convívio, grandes lembranças. 

A todos os presentes nos dois fins-de-semana o nosso muito obrigado.

Texto e Fotos: Clube DouroXtreme


Segue-nos no Facebook

Agora partilha!



Últimos Artigos sobre TT e Trial4x4

Últimos Vídeos sobre TT e Trial4x4

 

Segue-nos
PATROCINADORES
PRÓXIMOS EVENTOS
Prova: ASP World Tour 2018
Local: Hawai - USA
Data: 2018-12-20
ÚLTIMOS ARTIGOS
MAIS VISTOS DA SEMANA
  • PTRadical ©2011-2012 - Todos os direitos reservados
    Por Tecla Infinita