NOTÍCIAS
VÍDEOS
AGENDA
Artigos
Vídeos 

Top 6 mais vistos sobre Radical MX
O mercado virtual no MX/TT
Publicado em: 2017-12-24  Modalidade: Radical MX
Porque os assuntos tratados nas dezenas de crónicas deste autor – e fica aqui o compromisso de quando chegar às 100 crónicas de fazer uma retrospetiva adequada  desse trabalho – são de vasta  abrangência sobre os vários temas nelas tratados dado que, os números de leituras já chegaram aos 1.500 interessados, isso traduz-se numa responsabilidade acrescida pelo facto de ter de corresponder às expectativas geradas naqueles que ao verem um titulo sugestivo numa destas crónicas, clicam e leem com o interesse que aqueles lhe despertaram.  

Desta vez o assunto é de todos conhecido sendo que, alguns já têm para contar alguma má experiência por recorrer a quem se anuncia como lojas virtuais quando afinal é alguém que, estando sentado num sofá em casa junto ao computador vai recebendo um ou outro pedido de produtos que não tem em stock, e por isso lhe basta uma baixa margem de comercialização (pois não está legalizado e foge ao fisco, a grande maioria) além de pouco ou nada saber da técnica de cada produto, comparativamente àqueles que de uma forma legal e “com cara” a adquiriram durante vários anos com as lições que a própria vida se encarregou de lhes dar profissionalmente.


Vivemos actualmente numa sociedade em que a vida gira a um ritmo muito intenso e por isso não há tempo a perder e de uma forma mais simples compra-se o produto de que se necessita a uma das várias lojas virtuais on line que “não tem cara” nem experiência para poder servir da melhor forma quem a elas recorre de uma forma silenciosa pela NET. Depois chega o produto, muitas das vezes errado (as pessoas disso se queixam) o que obriga, após a espera de vários dias ou semanas, a ter de os devolver com os inconvenientes e custos associados a este, ou simplesmente ficam com o que receberam e vão ter de comprar outro numa loja mais perto da sua morada. O resultado é este: ficou bem mais caro do que comprar a quem sabe e que tem um espaço adquirido para o seu negócio. Apesar do tipo de atendimento ser frio, distante e impessoal, tem-se a ideia de serem conhecedores da matéria. O certo é que primeiro recebem o dinheiro mas, o produto dessa compra  só será entregue em tempo, muitas vezes demasiado longo e não quando o comprador desejava.

Importa relembrar que, a realidade inerente à raça humana é esta : sendo, seres sociais precisamos de viver em comunidade, conversar uns com os outros, partilhar-mos experiências, ouvir os mais experientes e desenvolver projectos de forma a servir os outros directa ou indirectamente com determinado fim objectivo. Daí que, as profissões de psicólogos, advogados, médicos, farmacêuticos, psiquiatras e muitas outras, existem para saber ouvir e resolver os problemas de cada um dos que os procuram. O contacto habitual e recomendado é através da via pessoal e esta é uma condição essencial do ser humano, basta ver o exemplo da existência de Feiras com centenas de anos onde as pessoas vão escolher, regatear e comprar diversos produtos.

As lojas virtuais são apenas uma das modas da actualidade que, como as lojas dos 300, as lojas dos chineses e muitos negócios semelhantes chegaram e se foram com uma duração muito curta pois as pessoas perceberam que afinal, qualidade não existia por preço baixo. Afinal, é muito verdadeiro e tão velho quanto a humanidade o ditado bem conhecido como sendo uma realidade milenar já sobejamente provada : “anda meio Mundo a enganar o outro meio”, seja no meio politico, económico ou social. Isto se confirma diáriamente na intensa comunicação a que hoje temos acesso.

Também o ditado bem português “o que é barato sai caro” diz bem do assunto desta crónica : o negócio é para todos mas, nem todos são para o negócio. Os primeiros nele estarão um tempo muito limitado e os segundos continuarão a servir bem as várias gerações de pessoas. Por isso será “o homem da frente” – o comerciante – que lá estará para o fazer com todo o profissionalismo adquirido através do contacto, olhos-nos-olhos com muitos clientes que o procuram ao longo dos anos. O saber alicerçado na sua experiência é a sua grande mais valia e que hoje se designa por “know how”.

Nesta quadra é oportuna esta crónica que assenta na ciência da Sociologia que estuda todos estes e outros comportamentos humanos.  Daí que, fique este importante registo escrito para memória futura nestas crónicas que assino, desejando aos imensos leitores que se dão ao trabalho de as ler, Boas Festas e Bom Ano de 2018 para todos.

Jorge Ró

 

De trás p´rá frente

Na sequência da crónica de hoje não podia deixar de falar do tempo antes da “explosão” do mercado dos acessórios em Portugal. Tudo evoluiu a partir dos meados dos anos 80, pois que até aí pouco ou nada existia para o MX e TT, Assistiu-se a partir daí, a uma abertura às importações – não esquecer que tivemos uma crise financeira em 1983 com a Troika a entrar em Portugal – sendo a Yamaha a tomar a dianteira em 1987 e a Honda em 1989. Seguiu-se a Suzuki, a Kawasaki entre outras. Até ai, não existia em Portugal produtos de consumo para estas modalidades mas, algumas oficinas foram-se desenvolvendo e melhorando a disposição ao público daqueles e tudo foi evoluindo. Hoje, poderemos olhar para trás e ver, por todo o País que alguns venceram outros ficaram pelo caminho por força da evolução a que estamos sujeitos neste Mundo bastante concorrencial, sempre feroz na prontidão dos produtos da escolha dos clientes. O certo é que, os resistentes cá continuam disponíveis.


Segue-nos no Facebook

Agora partilha!



Últimos Artigos sobre Radical MX

Últimos Vídeos sobre Radical MX

 

Segue-nos
PATROCINADORES
PRÓXIMOS EVENTOS
Prova: ASP World Tour 2018
Local: Teahupoo - Tahiti
Data: 2018-08-21
Prova: DTM 2018
Local: Red Bull Ring Spielberg
Data: 2018-08-23
Prova: DTM 2018
Local: Misano
Data: 2018-08-26
Prova: GP3 Series 2018
Local: Spa-Francorchamps, Bélgica
Data: 2018-08-26
Prova: Campeonato Nacional de Super Enduro 2018
Local: Mação
Data: 2018-08-25
Prova: GP2 Series 2018
Local: Spa-Francorchamps - Bélgica
Data: 2018-08-26
Prova: GP3 Series 2018
Local: Monza, Itália
Data: 2018-09-02
Prova: GP2 Series 2018
Local: Monza - Itália
Data: 2018-09-02
Prova: ASP World Tour Feminino 2018
Local: Surf Ranch Lemoore, California - USA
Data: 2018-09-09
Prova: ASP World Tour 2018
Local: Lemoore, California - EUA
Data: 2018-09-09
Prova: DTM 2018
Local: Nürburgring
Data: 2018-09-09
Prova: Campeonato Nacional TT 2018
Local: Baja TT Idanha-a-Nova
Data: 2018-09-08
ÚLTIMOS ARTIGOS
MAIS VISTOS DA SEMANA
  • PTRadical ©2011-2012 - Todos os direitos reservados
    Por Tecla Infinita