NOTÍCIAS
VÍDEOS
AGENDA
Artigos
Vídeos 

Top 6 mais vistos sobre Radical MX
Florival, um imortal do MX - Crónica de Jorge Ró
Publicado em: 2017-12-05  Modalidade: Radical MX
Foi com surpresa e mágoa que recebi a noticia da última “viagem” deste meu colega e amigo, piloto de MX que quando cheguei a ela no inicio dos anos 80, já ele era uma referência na modalidade. De facto o nome de Florival Faria ficará para sempre gravado na história do MX, o seu nome fará parte dos registos respectivos desta. Se existisse em Portugal o Hall of Fame como nos USA onde constam muitos nomes da modalidade, o Florival era um dos nomes que lá constava para sempre, merecidamente. No entanto, num momento em que as novas tecnologias imperam, a elas cabe divulgar o empenho e garra este homem, que deixou a sua boa “semente” no filho que cedo trouxe para o motocross.
 


De realçar a particularidade deste homem por ter praticado oficialmente o motocross e velocidade em jovem e o ciclismo e atletismo nesta última fase da sua vida com uma garra que nada tinha a ver com a sua idade, puxando os mais novos para fazerem como ele, sabendo que padecia de uma das doenças  dos dias de hoje, lutando contra ela e muitas vezes vencendo. Isso, fazia dele uma referência de destaque para muita gente neste País relativamente às modalidades que refiro aqui.

Saliento um episódio de que me lembro bem e que foi, o de ver o Ruben ao meu lado na grelha em 1987 – nas primeiras provas de SX de Benavente - em que o Florival o ajudava a subir para a moto, pois o filho com cerca de 13 anos ainda era pequeno mas, no decorrer da prova já dava nas vistas. Nessa altura já o Florival desenvolvia a sua oficina no Algarve a que deu o nome de Motomundo onde, no inicio dos anos 90 já era uma grande referência na zona Sul do nosso País. Os conhecimentos adquiridos e desenvolvidos na modalidade aplicava-os em quem o procurava na sua loja e oficina.
 


Dedicou-se a fazer do seu filho Ruben Faria, um piloto de Top Europeu e Mundial nas provas em que participou e ainda participa por esse Mundo fora, com vários títulos conquistados, e que os “média” deram elevado relevo e que, com certeza enchiam de orgulho o Florival.
O facto é que, deu bem o seu “quinhão” a esta sua vida terrena que viveu intensamente de forma empenhada e dedicada a todos os níveis.
Onde estiver “lá em cima” estará satisfeito com o trabalho e registos deixados a todos nós com um largo sorriso nos lábios, conforme muitos de nós o conhecíamos na sua vida diária.
Um verdadeiro campeão, é assim que o vamos lembrar para todo o sempre, visto que ele estará bem vivo nas nossas memórias hoje, e no decorrer das nossa vidas.


Nunca poderemos esquecer que, quem passou e passa por esta espectacular modalidade fará sempre parte desta “grande família” pois ao estabeleceram-se conhecimentos e amizades, quer seja apenas da prática em provas, quer de pequenos conselhos ou ajuda com uma peça por exemplo, ficará registado na sua memória . O Florival é um dos elementos desta grande família e por isso  perdurará para sempre nos anais da motocross, onde se fortalecem essas relações entre todos, desde os pais dos pequenos pilotos passando pelos mecânicos e assistentes, muitas vezes resultando em longas  conversas sobre as suas experiências deste convívio, com os outros no seu dia a dia, nesta grande aprendizagem da vida. O Florival Faria é um destes que deixou o “seu rasto” bem vincado no terreno.
 
Jorge Ró
 





De trás prá frente
 
Desta vez, penso de ser de toda a justiça, apenas deixar as fotos e a memória retratada acima na crónica sobre a figura do Florival Faria que é uma das pessoas  que preenchem esta secção e que  eu já abordei em registos anteriores, mas mesmo assim, originaria ainda muito mais assunto. Desta vez apenas lhe  presto a minha homenagem, que afinal espelha a solidariedade de muita gente nesta intenção. Por isso, ele merece que este espaço hoje, também a si seja dedicado e nenhum tema de outrora com outros intervenientes, pois ele preenche por completo ambos. É certo que muito mais haveria para contar da sua vida, rica e bem intensa mas, por agora deixemo-lo em paz, como merece. R.I.P. pela memória deste piloto !



Segue-nos no Facebook

Agora partilha!



Últimos Artigos sobre Radical MX

Últimos Vídeos sobre Radical MX

 

Segue-nos
PATROCINADORES
PRÓXIMOS EVENTOS
Prova: AMA Supercross 2018
Local: Angel Stadium - Anaheim
Data: 2018-01-06
ÚLTIMOS ARTIGOS
MAIS VISTOS DA SEMANA
  • PTRadical ©2011-2012 - Todos os direitos reservados
    Por Tecla Infinita