NOTÍCIAS
VÍDEOS
AGENDA
Artigos
Vídeos 

Top 6 mais vistos sobre Radical MX
As jovens promessas do MX - Crónica de Jorge Ró
Publicado em: 2017-08-08  Modalidade: Radical MX


Este tema sempre me foi muito presente na perspectiva de ver até onde vão aqueles pilotos que cedo se revelam jovens promessas para o motocross. É que, durante os muitos anos ligado a esta modalidade única no género no Mundo, pela sua enorme espectacularidade, assistiu-se ao aparecimento de muitos desses jovens e também ao “desaparecimento” prematura de alguns deles do MX. Este ano assistiu-se ao abandono de um jovem piloto-promessa desta modalidade e por isso entendi ser a altura ideal para dedicar uma crónica a este assunto, infelizmente tão comum desde sempre.

No entanto ressalvo o facto de que, esta prática se revela uma verdadeira “escola” para a vida para aqueles que por influência dos pais ou outros familiares, começam esta prática desportiva – alguns desde muito novos – e se revela positiva a todos os níveis. O convívio com os outros neste meio, o cumprir das regras regulamentares e todo o ritual  inerente a esta prática jamais se esquece.
 
Amanhã, estes jovens – quer tenham praticado 4, 6 ou mais anos o MX – ficam preparados para enfrentar várias situações da vida, principalmente aquelas que sendo inesperadas lhes pedem uso do sexto ou sétimo sentido desenvolvido nas situações que a modalidade apresenta na sua prática nas pistas, seja em corridas seja em treinos. É assim positiva a experiência desenvolvida nas variadíssimas situações que incluem também a “aventura” que é a própria deslocação entre a sua casa e as pistas onde se desenrolam as provas em vários pontos do País e até, por vezes no estrangeiro.
Estes pilotos guardam essa experiência no decorrer das suas vidas, tal como os pais, os assistentes ou mecânicos que os acompanham. Por isso, será de recomendar a todos aqueles que têm motos MX ou TT que, pelo menos uma vez na vida devam fazer uma época desportiva ficando com um registo positivo da competição. As federações servem para orientar e produzir eventos que são autênticos centros de formação, conjuntamente às restantes instituições estatais todas elas no seu conjunto afinal, assentam essencialmente em fins formativos e de adaptação às regras rodoviárias.


 
Recentemente, foi noticiado nas redes sociais entre outras, da morte do jovem Igor Cucharciuc de 13 anos numa prova do europeu de 85 cc em Loket devido a uma queda que lhe foi fatal no decorrer da competição. Um jornal diário de grande tiragem em Portugal fez disso uma noticia “espalhafatosa” pelo facto – assim entendi – de se tratar de duas rodas, a que normalmente não dedicam grande atenção como deveriam à semelhança de outros desportos. Uma “desgraça” vende sempre bem, infelizmente. Só que, fatalidades acontecem a todos no decorrer desta vida presente e terrestre, seja em que modalidade desportiva for : ciclismo, judo, atletismo, futebol, natação, paraquedismo, alpinismo e muitas outras. Mas, uma coisa é muito certa e consensual : a prática desportiva revela-se muito mais positiva que negativa, pelas razões acima apontadas e muitas mais que outros apontarão. O desporto não é uma simples diversão mas, sim uma verdadeira preparação para a vida. Veja-se o facto do acontecido após o desastre da queda do avião nos Alpes em que os homens das motos e moto-quatro em alpinistas licenciados pelas federações, ajudaram nas operações de socorro no local inacessível.
 
Como remate desta crónica lembro aquela fábula dos contos árabes das mil e uma noites em que um servo de um nobre, atormentado por se sentir perseguido pela morte queixou-se ao seu amo disso mesmo. Então, este disse-lhe : toma o melhor cavalo Baio e foge. Assim, ele montou-se no animal e cavalgou sem parar durante horas até que chegou a um monte e respirou de alivio, exclamando : consegui fugir dela ! Ao descer da montada escorrega e bate com a cabeça numa pedra e acaba por morrer. Então, a morte batendo no seu ombro disse-lhe : era aqui que eu estava à tua espera. Afinal esta fábula diz muito da vida : quando tiver que ser, será. Seja onde for como todos acabamos por constatar em imensos casos da vida.
 


De trás p´rá frente
 
A propósito da “família” que é o motocross ao longo dos tempos, formando praticantes em Portugal desde os anos 70, uns que militaram mais ou menos anos na modalidade, outros que começaram com mais ou menos idade, muitos deles no presente nossos conhecidos. Um desses muitos exemplos é o de Pedro Lamy que começando no MX chegou ao desporto automóvel e passou pela fórmula 1. Ainda hoje um dos seus treinos de manutenção física passa pelo motocross muito comum nos pilotos de velocidade e outras modalidades motorizadas.
Outros há, de que eu já aqui falei, e são testemunhas do descrito na crónica de hoje pelo facto do MX ser uma rica escola para a vida em muitos aspectos que ela nos apresenta enquanto simples mortais devendo tirar o melhor partido e experiência que ela nos pode fornecer. A nível internacional,  também ficaram nesta história, o 1º português na F1 nos anos 50 e 60 do século passado que também passou pelas motos sendo conhecido por “Nicha” Cabral. Assim, reforça-se o facto das vantagens da prática desportiva, nomeadamente o motocross como sendo uma das modalidades mais duras e seguras no Mundo.






Segue-nos no Facebook

Agora partilha!



Últimos Artigos sobre Radical MX

Últimos Vídeos sobre Radical MX

 

Segue-nos
PATROCINADORES
PRÓXIMOS EVENTOS
Prova: ERC - European Rally Championship 2017
Local: Barum Czech Rally Zlín (Czech Republic)
Data: 2017-08-27
Prova: Taça do Mundo DHI 2017
Local: Val di Sole - Itália
Data: 2017-08-27
Prova: Campeonato do Mundo de Triatlo 2017
Local: Estocolmo - Suécia
Data: 2017-08-27
Prova: Camp Nacional de Triatlo Juvenis 2017
Local: Douro
Data: 2017-08-26
Prova: Taça do Mundo UCI de XCO 2017
Local: Itália - Val di Sole
Data: 2017-08-27
Prova: MotoGP 2017
Local: Silverstone - Grã-Bretanha
Data: 2017-08-27
Prova: Campeonato Nacional de Karting 2017
Local: Circuito de Karting do Bombarral
Data: 2017-09-03
Prova: Taça de Portugal Enduro BTT 2017
Local: A definir
Data: 2017-09-03
Prova: Mundial de motocross MX1/MX2 2017
Local: Charlotte Motor Speedway - EUA
Data: 2017-09-03
Prova: Camp do Mundo UCI de XCO 2017
Local: Cairns - Austrália
Data: 2017-09-10
Prova: Campeonato de Ralis CORAL da Madeira 2017
Local: Rali Municípios dE Câmara de Lobos e do Funchal
Data: 2017-09-10
Prova: Campeonato de Portugal de Montanha 2017
Local: Rampa Porca de Murça
Data: 2017-09-10
Prova: Campeonato Nacional de Ralicross e Kartcross 2017
Local: Mação 2
Data: 2017-09-10
Prova: Taça de Portugal de Triatlo 2017
Local: Montemor-o-Velho
Data: 2017-09-09
Prova: MotoGP 2017
Local: Marco Simoncelli - San Marino
Data: 2017-09-10
ÚLTIMOS ARTIGOS
MAIS VISTOS DA SEMANA
  • PTRadical ©2011-2012 - Todos os direitos reservados
    Por Tecla Infinita