NOTÍCIAS
VÍDEOS
AGENDA
Artigos
Vídeos 

Top 6 mais vistos sobre Radical MX
Os, ainda válidos “glórias” do MX - Crónica de Jorge Ró
Publicado em: 2017-04-17  Modalidade: Radical MX
Numa altura em que muita coisa se ressentiu negativamente em Portugal pelo facto das dificuldades económicas por que passámos, o desporto não foi excepção, em particular o motocross. Os anos de “ouro” do MX no nosso País que marcaram a década de 90 e ainda no inicio dos anos 2000 com muitos e bons pilotos a darem grandes espectáculos desportivos na provas, foram assim ultrapassados por outra época de algumas dificuldades. Felizmente, através dos regionais produziu-se quantidade de pilotos e provas mas, a qualidade nos nacionais diminuiu em acentuado número. As classes mais pequenas foram as que viram o seu número e qualidade aumentarem proporcionando uma visão de futuro animadora para o MX.
 
Em conversas de ocasião com algumas das “glórias” bem nossas conhecidas do MX nacional, eles vão dizendo que em comparação com aquelas épocas acima referidas, hoje é muito mais fácil conduzir as motos da actualidade (leia-se 4 Tempos) do que as anteriores 2 T que obrigavam a mais trabalho em cima delas na sua condução, em treinos e provas, do que as do presente. Ou seja, as 4 T têm tudo para se obter melhores resultados de forma mais fácil pelo seu rendimento e tracção linear no terreno. Por isso, não percebem porque é que alguns pilotos bem nossos conhecidos não conseguem melhores resultados desportivos com estas máquinas que têm tudo para mais facilmente obterem êxito no MX.

Então, desabafam dizendo aquilo que muita gente sabe : se voltassem hoje às provas, com certeza ainda fariam parte do Top Five ou Top Ten dos nacionais MX com essas máquinas tão completas. Estes, são alguns  dos que faziam parte deste lote de pilotos, há 10 e 15 anos atrás e que afinal, têm a noção daquilo que dizem ao verem a realidade dos nacionais de hoje, existindo algumas poucas excepções, nos pilotos actuais, o que diz bem da necessidade de recrutar essas “glórias” do MX, ainda em idade de mostrar como melhor se faz, com a tecnologia actual onde o espirito competitivo deve necessariamente estar bem mais presente. E depois,  exclamam com frases deste género : Alguns pilotos só vêm às provas mostrar o seu belo equipamento ou então, a sua bela moto.
 
É claro que, muitos se afastaram da modalidade mas outros ainda, teimosamente, vão aparecendo como atentos espectadores e dando o seu contributo para a evolução de jovens promissores no MX. Por isso, há que perceber da razão nos seus desabafos e contar com eles para o desenvolvimento dos praticantes a curto e a médio prazo. Daí que, a federação poderá e deverá, ter um papel responsável neste caminho para deixar de existir a ideia de que, só recrutando de novo as recentes “glórias” do MX é que se conseguia dar uma imagem de vitalidade e futuro promissor à modalidade.
 
Jorge Ró
 



De trás p´rá frente

 
Quem não se lembra das grandes lutas entre A. Oliveira e C. Peixe nos meados dos anos 90 ? As motos de então permitiam uma preparação diversa de piloto para piloto que resultavam nestas lutas desportivas em que um motor mais afinado para altas e outro afinado para baixas, de acordo com a qualidade particular de cada um marcava a diferença nas provas. O motor “mexido” por mãos mais hábeis (na cambota, no cilindro, nos cárteres ou na carburação incluindo os escapes e ponteiras mais rentáveis), faziam a diferença de piloto para piloto. Hoje, é verdade que está tudo mais equilibrado com a existência de nova tecnologia mas, vê-se que o trabalho dos mecânicos está mais facilitado e equilibrado em todas as motos  existentes no parque de pilotos nas provas. A diferença estará sim, na preparação psicológica que cada um terá em relação aos outros seus opositores e que na corrida marcará os resultados finais. O tempo, como sempre, trás outras oportunidades diferenciadas.



Segue-nos no Facebook

Agora partilha!



Últimos Artigos sobre Radical MX

Últimos Vídeos sobre Radical MX

 

Segue-nos
PATROCINADORES
PRÓXIMOS EVENTOS
Prova: AMA Supercross 2018
Local: Angel Stadium - Anaheim
Data: 2018-01-06
ÚLTIMOS ARTIGOS
MAIS VISTOS DA SEMANA
  • PTRadical ©2011-2012 - Todos os direitos reservados
    Por Tecla Infinita