NOTÍCIAS
VÍDEOS
AGENDA
Artigos
Vídeos 

Top 6 mais vistos sobre TT e Trial4x4
Etelvino Carvalho vence e revalida título no Desafio Total Mazda
Publicado em: 2016-11-28  Modalidade: TT e Trial4x4
Chegou ao final a edição de 2016 das 24 Horas TT Vila de Fronteira, quinta e derradeira prova pontuável para o Desafio Total Mazda, a única competição monomarca que anima as provas de TT a nível nacional. A jornada levada a cabo pelo Automóvel Club de Portugal ficou, este ano, marcada por uma extrema dureza para máquinas e pilotos, muito devido à instabilidade das condições meteorológicas, com boa parte de pista tornada num gigantesco lamaçal... Ainda assim, em termos de Desafio Total Mazda, a ronda que anualmente anima a Vila de Fronteira, teve um balanço claramente positivo, já que além de um dos Mazda Proto ter assegurado o quinto lugar à geral, cinco das seis equipas que se apresentaram ontem na partida lograram chegar ao final da prova.



No final, a festa maior estava guardada para a equipa liderada por Etelvino Carvalho, que venceu de forma absolutamente inquestionável numa jornada em que a “lista de problemas” se resumiu a trocar pneus e pastilhas de travão... Pois esta ausência de problemas resultou no quinto lugar à geral (1º T1 e primeira equipa portuguesa), a vitória entre os Mazda Proto e a conquista do Desafio Total Mazda por parte do piloto de Portalegre – vencedor da competição em 2013 – que era, naturalmente, favorito à conquista do ceptro nesta competição, que já liderava à chegada a Fronteira.

A equipa na qual fizeram também parte, Marco Cardoso e dois habituais adversários de Etelvino Carvalho no Desafio, Bruno Rodrigues e Jorge Cardoso, dominou parte considerável da prova, assumindo ainda na fase inicial da prova uma posição no “top ten” à geral. Com um andamento que revelava um equilíbrio entre rapidez e poupança de recursos, a formação levou “a água ao seu moinho” sem o mínimo de problemas no Mazda Proto e no final Etelvino Carvalho – que assim se juntou ao seu navegador, João Penedo, que assegurou o título na ronda anterior, a Baja 500 Portalegre - revela-se, obviamente muito satisfeito: “Não tinha ganho qualquer prova este ano, e vencer aqui foi muito bom. Estamos todos de parabéns, cumprimos a prova sem quaisquer tipo de problemas e apesar da dureza da prova o carro esteve impecável. Isto permitiu-nos vencer novamente o Desafio e isso acaba, afinal por ser o mais importante.” 



Tiago Avelar, acompanhado por Paulo Gomes, Miguel Sardo, Henrique Menezes e Joel Lutas, levou o Mazda Proto ao segundo lugar final, numa jornada de algumas dificuldades, “principalmente porque cumprimos parte considerável da prova sem tracção à frente. O resultado é bom, mas não foi nada fácil chegar ao final. Toda a equipa está de parabéns. Apesar de tudo foi uma excelente maneira de terminar a época,” esclareceu o piloto.

Com uma equipa formada por uma série de nomes bem conhecidos do automobilismo nacionais, Pedro Dias da Silva apostava na vitória, mas a sorte foi madrasta... O consagrado piloto de Tomar, que juntou a José Janela, Mário Castro, Pedro Clarimundo e Vítor Jesus viu-se parado “ainda a noite não tinha caído, após a quebra de uma escova do limpa para-brisas. Daí em diante, tivemos problemas de transmissão e uma rótula partida já na manhã de hoje – com o consequente reboque. Podíamos ter feito melhor, mas a verdade é que pouco sabíamos da capacidade do carro numa prova deste tipo.” Apesar disso, o terceiro lugar do Desafio em Fronteira é motivo de celebração.

João Pedro Pais teve um fim-de-semana problemático, com diversas paragens forçadas, uma delas levando a uma longa estadia na box por se terem degolados os pernos de uma das rodas do Mazda Proto, que ficaria parado na pista sem roda. Ainda assim, o piloto de Viseu, que fez equipa com José Santos, Luís Silva e Carlos Pacheco terminaria a prova no quarto lugar entre os concorrentes aos Desafio Total Mazda.

Depois do terceiro lugar obtido nos treinos cronometrados Rui Lopes (acompanhado de Luís Ferreira, Durval Costa e Paulo Navalhinhas), não conseguiu materializar a boa exibição que parecia ter em curso. O quinto lugar no Desafio reflecte o muito tempo perdido por terem rodado parte considerável da prova apenas com tracção traseira, além de problemas de injecção que os retiveram na box durante várias voltas.

Apostado em manter viva até ao final a luta pela conquista do título, João Rato cedo percebeu que o seu objectivo seria difícil de alcançar, tal a consistência do andamento do principal rival, Etelvino Carvalho. A verdade é que a equipa que formou com Vítor Caeiro, João Peraboa, André Carita, Roberto Borrego acabou por não cortar a meta, fruto de um acidente a uma hora do final da corrida.





Classificação Final das 24 Horas de Fronteira:


1º Etelvino Carvalho/Bruno Rodrigues/Jorge Cardoso/Marco Cardoso, 88 voltas
2º Tiago Avelar/Paulo Gomes/Miguel Sardo/Henrique Menezes/Joel Lutas, a 5v
3º Pedro Dias Silva/Victor Jesus/José Janela/Pedro Clarimundo/Mário Castro, a 19v
4º João Pais/José Santos/Luís Silva/Carlos Pacheco, a 38v
5º Rui Lopes/Paulo Navalhinhas/Durval Costa/Luís Ferreira, a 42v


Classificação final do Desafio Total Mazda (Provisória):

1º Etelvino Carvalho– 110 Pontos
2º Tiago Avelar – 81 Pontos
3º Pedro Dias da Silva – 80 Pontos
4º João Pedro Pais – 60 Pontos
5º João Rato – 40 Pontos
6º Rui Lopes – 38 Pontos
7º Francisco Gil – 33 pontos
8º Jorge Cardoso – 25 Pontos
9º Pedro Oliveira – 25 pontos
10º Floriano Roxo – 18 Pontos
11º Pedro Salgueiro – 8 pontos
12º Bruno Rodrigues – 6 pontos
13º Bruno Oliveira/Paulo Marques – 0 pontos


Palmarés do Desafio Total/Mazda

Ano    Piloto     Navegador
2016    Etelvino Carvalho  João Penedo
2015    João Rato    João Ratinho
2014    Carlos Pinto    Miguel Sanchez
2013    Etelvino Carvalho    Nuno Gonçalves
2012     João Rato     José Motaco
2011     João Rato     José Motaco
2010     João Pais     João Rato
2009     João Pais     -
2008     Bruno Oliveira     -



Segue-nos no Facebook

Agora partilha!



Últimos Artigos sobre TT e Trial4x4

Últimos Vídeos sobre TT e Trial4x4

 

Segue-nos
PATROCINADORES
PRÓXIMOS EVENTOS
Prova: AMA Supercross 2018
Local: University of Phoenix - Glendale
Data: 2018-01-27
Prova: Campeonato Nacional de Enduro 2018
Local: Vila Nova de Santo André
Data: 2018-01-28
Prova: AMA Supercross 2018
Local: Oakland City Coliseum - Oakland
Data: 2018-02-03
Prova: Formula E 2017/2018
Local: Santiago - Chile
Data: 2018-02-03
Prova: AMA Supercross 2018
Local: PETCO Park - San Diego
Data: 2018-02-10
Prova: AMA Supercross 2018
Local: AT&T Stadium - Arlington
Data: 2018-02-17
ÚLTIMOS ARTIGOS
MAIS VISTOS DA SEMANA
  • PTRadical ©2011-2012 - Todos os direitos reservados
    Por Tecla Infinita