NOTÍCIAS
VÍDEOS
AGENDA
Artigos
Vídeos 

Top 6 mais vistos sobre TT e Trial4x4
Segunda vitória para Pedro Dias da Silva no Desafio Total Mazda
Publicado em: 2016-11-03  Modalidade: TT e Trial4x4
Terminou a meio da tarde de hoje a edição de 2016 da Baja 500 Portalegre, derradeira prova do Campeonato Nacional de TT e penúltima pontuável para o Desafio Total Mazda. Com um leque vasto de pilotos e com tudo por decidir em termos de Desafio, os concorrentes dos Mazda Proto estiveram, naturalmente, debaixo dos holofotes nesta ronda levada a cabo pelo ACP e mais do que o resultado final, o modo como a corrida se desenrolou foi altamente empolgante, sendo que só mesmo na fase final da prova se começou a desenhar a composição do pódio.

A sorte sorriu a Pedro Dias da Silva/José Janela, que, assim, somaram o segundo triunfo do ano, depois do alcançado em Junho na Sertã, e a este resultado juntaram ainda o segundo lugar em termos de Evento Nacional. O piloto de Tomar voltou a mostrar credenciais, conseguindo fazer uma gestão criteriosa do esforço e foi essa estratégia que lhe permitiu somar os 25 pontos da vitória, que o colocam numa posição bem mais favorável na luta pelo título.  Sem problemas de maior ao longo dos mais de 400 quilómetros de prova, Pedro Dias da Silva lutou com todas as armas contra João Rato, Etelvino Carvalho, num despique que no primeiro dia ainda contou também com Jorge Cardoso.

O maior trunfo de Pedro Dias da Silva foi ter gerido a prova de forma a não cometer erros e contando com uma performance sem mácula do seu carro: “Conseguimos fazer uma boa gestão da corrida. Sabíamos que podíamos andar mais, mas correndo mais riscos. Só atacámos quando foi mesmo necessário. Foi um bom resultado e agora vamos preparar a maratona de Fronteira!“

Líder do Troféu, agora com 60 pontos, mais 10 que Pedro Silva, Etelvino Carvalho  arrecadou o segundo lugar na prova disputada “à porta de casa”, sendo que o piloto alentejano, ainda recuperar de um problema de saúde, não esteve sempre a 100% mas tal não o impediu de voltar a somar pontos, seguindo para as 24 Horas de Fronteira em excelente posição para revalidar o título assegurado em 2013. “A parte final da prova foi a que nos correu melhor. Estive bem e consegui mesmo imprimir um ritmo forte. O segundo lugar é bom, dadas as circunstâncias e aproveito para felicitar o João Penedo, meu navegador, pela conquista do título no Desafio.”



Quanto a João Rato/Vítor Hugo arrancaram para a última especial na liderança, mas a quebra de uma transmissão impediu-os de fazer melhor que o terceiro lugar na competição promovida pela Mazda Motor de Portugal e pela Total. “Foi uma prova muito dura em que, além de termos ficado sem sistema de travagem, na parte da tarde só pudemos mesmo usar o travão de mão, partiu-se uma transmissão e estivemos parados mais de 10 minutos. Este foi o resultado possível...”

Um recorrente problema de injecção de gasóleo no Mazda Proto, e que os acompanhou desde o primeiro dia de prova não impediu a dupla Jorge Cardoso/Joaquim Norte de alcançar o melhor resultado do ano em termos de Desafio Total Mazda, o quarto lugar. Numa prova com muitas zonas cumpridas a velocidades consideráveis, os travões acabaram por ser o “calcanhar de Aquiles” de várias equipas e também eles deram que fazer a Tiago Avelar/Silva Santos, quintos classificados à chegada a Portalegre. Para João Pais/Pedro Marcão chegar ao final foi tarefa complicada, mas.... ultrapassada, não obstante uma teimosia eléctrica que os fez parar diversas vezes nas várias especiais e que os relegou para o derradeiro lugar classificação do Desafio.

Quem não conseguiu chegar ao final neste solarengo fim-de-semana em Portalegre foi Bruno Rodrigues/Jorge Claro (embraiagem), Francisco Gil/Filipe Rasteiro (suspensão), Pedro Salgueiro/Gonçalo Pires (problema eléctrico), Rui Lopes/Luís Ferreira (injecção), Floriano Roxo/Nuno Roxo (motor), Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira (motor), Bruno Oliveira/Paulo Marques (motor).


JOÃO PENEDO “CAMPEÃO” DE NAVEGADORES

Apesar da questão do título de pilotos estar ainda por resolver, era já certo que Portalegre daria a conhecer o “campeão” entre os Navegadores. Desta feita foi João Penedo, navegador de Etelvino Carvalho a fazer a festa, ainda para mais por se tratar do seu primeiro título numa longa carreira de ralis e Todo-o-Terreno. “Estou obviamente contente. Tenho consciência de que nem tudo correu como eu e o Etelvino desejávamos, mas a verdade é que ele me proporcionou excelentes momentos e uns “passeios” muito agradáveis. Foi muito giro! Apesar de ter no currículo muitas participações em provas, nomeadamente de todo-o-terreno a verdade é que este é o meu primeiro título...”

O Desafio Total Mazda 2016 segue agora para a sua derradeira jornada, as 24 Horas TT Vila de Fronteira, prova que se disputa entre os dias 25 e 27 de Novembro e na qual, estando 50 pontos em disputa, se antevê luta acesa pela conquista do título de pilotos!


Classificação :

1º Pedro Dias da Silva/José Janela (Mazda Proto), 6h46m07s
2º Etelvino Carvalho/João Penedo (Mazda Proto), 6h47m22s
3º João Rato/Vitor Hugo (Mazda Proto), 7h09m59s
4º Tiago Avelar/Silva Santos (Mazda Proto), 7h47,15s
5º Jorge Cardoso/Joaquim Norte (Mazda Proto), 7h52m26s
6º João Pais/Pedro Marcão (Mazda Proto), 8h58m08s

Desafio Total Mazda (após 4 provas):

1º Etelvino Carvalho/João Penedo (“CAMPEÃO”) – 60 Pontos
2º Pedro Dias da Silva/José Janela – 50 Pontos
3º Tiago Avelar/Silva Santos – 45 pontos
4º João Rato/Vítor Hugo – 40 Pontos
5º João Pedro Pais/Pedro Marcão – 36 pontos
6º Francisco Gil/Filipe Rasteiro – 33 pontos
7º Jorge Cardoso/Joaquim Norte – 25 Pontos
7º Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira – 25 pontos
9º Floriano Roxo/Nuno Roxo – 18 Pontos
9º Rui Lopes/Luís Ferreira – 18 pontos
11º Pedro Salgueiro/Gonçalo Pires – 8 pontos
12º Bruno Rodrigues/Jorge Claro – 6 pontos



Segue-nos no Facebook

Agora partilha!



Últimos Artigos sobre TT e Trial4x4

Últimos Vídeos sobre TT e Trial4x4

 

Segue-nos
PATROCINADORES
PRÓXIMOS EVENTOS
Prova: ASP World Tour 2018
Local: MEO Rip Curl Pro - Portugal
Data: 2018-10-27
Prova: Campeonato Nacional TT 2018
Local: Baja de Portalegre
Data: 2018-10-28
Prova: Campeonato Nacional de Velocidade 2018
Local: Portimão II
Data: 2018-11-18
Prova: ASP World Tour Feminino 2018
Local: Havai - EUA
Data: 2018-11-06
ÚLTIMOS ARTIGOS
MAIS VISTOS DA SEMANA
  • PTRadical ©2011-2012 - Todos os direitos reservados
    Por Tecla Infinita