NOTÍCIAS
VÍDEOS
AGENDA
Artigos
Vídeos 

Top 6 mais vistos sobre Triatlo, Run e Ori
2ª edição do Estrela Grande Trail termina com caras felizes e pernas cansadas
Publicado em: 2016-05-24  Modalidade: Triatlo, Run e Ori
“Uma prova muito dura mas que valeu a pena, com trilhos muito bem marcados”. Foi a frase que mais se ouviu nesta segunda edição do Estrela Grande Trail, quer dos atletas que fizeram os 26km, quer dos que fizeram os 46km ou os 90km, dos mais aos menos experientes.
Armando Teixeira, que recebeu todos os atletas na meta com um abraço, e a sua organização fecharam esta 2ª edição com a certeza de dever cumprido – uma prova diferente das outras, onde todos se divertiram e se sentiram em segurança nos belíssimos trilhos da Serra da Estrela.
 
A atleta da Salomon Suunto Portugal, Ester Alves, foi a primeira mulher a cortar a meta dos 46km com um tempo de 05h25’. Ester, que vem de um 2º lugar no Ultra Trail dos Picos da Europa, partiu com bom ritmo e mostrou-se fortíssima do início ao fim. “No início estava muito calor, mas na chegada à Torre, como estava nevoeiro deu para arrefecer. Esta prova é muito exigente, nem consigo imaginar os 90km, mas para o ano talvez me aventure”
Manu Vilaseca cortou a meta 20 minutos depois de Ester, fazendo um tempo de 05h45’. A brasileira já tinha estado em Portugal na Supertravessia Transportugal 2009 de onde saiu vencedora. Foi a primeira vez que fez uma corrida de trail no nosso país e adorou, salientou a beleza e a dificuldade do percurso e a simpatia inigualável dos portugueses. “A prova foi muito variada, tinha de tudo e é muito bonita, quero voltar para fazer os 90km, vim aos 46km porque corri na Transvulcânia, vou fazer a Lavaredo e como estava no meio de muita coisa não dava para correr 90”
Em terceiro lugar ficou Bárbara Fernandes com um tempo de 05h57’.


 
O vencedor desta prova foi o espanhol Gerard Morales, que fez os 46 km em 04h09’. O Campeão de Ultra Trail de Espanha já tinha estado em Portugal enquanto jogador de ténis, mas foi a primeira vez que participou num trail.
“Quando Armando me falou na possibilidade de vir a Portugal a uma prova organizada por ele, conhecendo-o e sabendo como ele é nem hesitei. A prova está muito bem feita, muito bem marcada, com uma excelente organização” Comentou Gerard.
Em segundo lugar ficou Guilherme Lourenço com 4h30’ e em terceiro Telmo Veloso com 4h47’.
O atleta da Salomon Suunto, Miguel Reis e Silva foi forçado a abandonar a prova na Torre devido a uma indisposição. Miguel ficou com pena de não ter conseguido completar o percurso, que qualificou como um dos melhores de Portugal.
 
Na prova rainha o vencedor foi Tiago Aires, que percorreu 90 km em 10h09’. O atleta que vem da orientação, começou a participar em trails em janeiro e já é líder do Campeonato Nacional de Trail.
“Sabia que ia ser muito difícil, especialmente quando vi a lista de inscritos, mas quando se treina para ganhar, é isso que esperamos. Nunca pensei que conseguisse acabar a prova porque na Loriga comecei com cãibras, mas curiosamente quando cheguei ao km vertical percebi que estava muito mais forte e foi aí que ganhei terreno.”
 
Em 2ª lugar ficaram Patrick Bohard e Hélio Fumo, que cortaram a meta juntos com um tempo de 10h25’. O Francês estava deliciado com as paisagens da Serra da Estrela e qualificou a sua participação na prova como uma super experiência. Deu os parabéns pela excelência da organização, com a promessa de que, sem dúvida, irá divulgar o Estrela Grande Trail em França.
Já Hélio Fumo, que nunca tinha feito mais do que 42 km em estrada aventurou-se nos 90km na sua primeira experiência no trail e não se saiu nada mal. “Acho que foi uma loucura, nunca tinha feito para lá de 40 km e experimentei logo na prova mais desafiante de todas, subir à torre foi incrível, nunca tinha imaginado subir até lá, foi épico”
 
Nas senhoras, Natércia Silvestre voltou a repetir o feito do ano anterior e cortou a meta em primeiro lugar, após 12h25’. “Não estava à espera deste resultado. Este ano, ao contrário do anterior estava muito mal preparada, só comecei a treinar há 4 semanas, mas tinha de cá estar pois adoro o percurso.”
 
Em 2º lugar, com um tempo de 12h40’ ficou a embaixadora da Suunto Sofia Roquete, que também foi a mais rápida no Km vertical – a subida do Alvoco à Torre. “Gostei muito da prova que fiz, pois foi uma prova de recuperação de lugares, ao quilómetro 20 estava em 9º e ter acabado em 2º foi espetacular.”
Em terceiro lugar ficou Ana Gonçalves que terminou em 12h45’.
 


As Estrelas da televisão presentes no Estrela Grande Trail, fizeram-se aos trilhos e não se sairam nada mal, apesar da pouca experiência nestas aventuras. Este grupo tinha como objetivo acabar com estilo e conseguiram percorrer os desafiantes 46 km traçados pelo Armando Teixeira. O chefe Kiko foi o primeiro deste grupo a chegar e comentou que das poucas provas que já fez, esta foi a que mais gostou. Para ele a parte mais difícil foi o km vertical pela inclinação. O apresentador Pedro Fernandes, foi o 2º deste grupo a chegar. Pedro adorou o percurso pela sua beleza, confessou que tirou muitas fotos e deu os parabéns à organização, salientando que estava muito bem sinalizada e com muitos abastecimentos nas distâncias corretas. Depois de Pedro o 3º a chegar foi o VJ da MTV Diogo Dias, e por último o ator Miguel Costa, que não só foi o último do grupo a chegar, como foi o último atleta dos 46 km a cortar a meta. Miguel acabou com estilo e com um sorriso na cara, dizendo que a prova foi duríssima, mas que valeu todos os segundos. “Foi das experiências mais intensas da minha vida, foi duríssima, mas as pessoas puxam todas umas pelas outras e há um companheirismo muito grande, vou voltar de certeza.”
 
Na prova dos 26 km a vencedora foi a portuguesa Tuxa Negri e o vencedor foi o polaco Kamil Lesniak.
 


Segue-nos no Facebook

Agora partilha!



Últimos Artigos sobre Triatlo, Run e Ori

Últimos Vídeos sobre Triatlo, Run e Ori

 

Segue-nos
PATROCINADORES
PRÓXIMOS EVENTOS
Prova: GP3 Series 2018
Local: Le Castellet - França
Data: 2018-06-24
Prova: DTM 2018
Local: Norisring
Data: 2018-06-24
Prova: GP2 Series 2018
Local: Paul Ricard - França
Data: 2018-06-24
Prova: GP3 Series 2018
Local: Spielberg - Austria
Data: 2018-07-01
Prova: Campeonato Nacional de Velocidade 2018
Local: Estoril II
Data: 2018-07-01
Prova: GP2 Series 2018
Local: Red Bull Ring - Austria
Data: 2018-07-01
Prova: ASP World Tour 2018
Local: Jefreys Bay - África do Sul
Data: 2018-07-13
Prova: GP3 Series 2018
Local: Silverstone - Inglaterra
Data: 2018-07-08
Prova: GP2 Series 2018
Local: Silverstone Circuit - Grã-Bretanha
Data: 2018-07-08
Prova: ASP World Tour Feminino 2018
Local: Corona Open J-Bay - South Africa
Data: 2018-07-17
Prova: DTM 2018
Local: Zandvoort
Data: 2018-07-15
Prova: Formula E 2017/2018
Local: New York - EUA
Data: 2018-07-15
Prova: Campeonato Nacional de Enduro 2018
Local: Águeda
Data: 2018-07-15
ÚLTIMOS ARTIGOS
MAIS VISTOS DA SEMANA
  • PTRadical ©2011-2012 - Todos os direitos reservados
    Por Tecla Infinita