Publicado em: 2015-08-18 Modalidade: Inverno e Outros
Para delírio de mais de 40 mil espectadores, a Red Bull Air Race World Championship regressou ao Reino Unido no último fim-de-semana, transformando por completo um cenário que é habitualmente palco das mais famosas corridas de cavalos do planeta. Em Ascot, o piloto da casa Paul Bonhomme foi rei e senhor conquistando a terceira vitória da época - uma prestação que o coloca agora mais próximo do título.
Pelo segundo ano consecutivo, o cenário das mais famosas corridas de cavalos do planeta foi aproveitado para receber a Red Bull Air Race World Championship, com mais de 40 mil espectadores a mostrarem em Ascot - nos arredores de Londres - toda a popularidade e entusiasmo pela mais importante competição aérea da atualidade. Uma sucessão de 12 pórticos insufláveis com 25 metros de altura delimitou a pista onde os melhores ases dos ares mostraram toda a sua perícia, a velocidades próximas dos 400 quilómetros por hora.
A quinta etapa do calendário acabou por recompensar o público local, que teve oportunidade de assistir à terceira vitória da época de Paul Bonhomme - um dos mais carismáticos e bem sucedidos pilotos de todos os tempos; “Esta foi uma vitória da nossa equipa, sem todo o trabalho conjunto tal não teria sido possível. Eu sou apenas o piloto e limito-me a apontar o avião para a melhor trajetória. Foi um dia duro mas o desfecho compensou todos os esforços”. Bonhomme manteve-se assim invicto em Ascot, onde também venceu no ano passado, amealhando preciosos pontos num campeonato onde é neste momento o mais sério candidato ao título. Em contraposição, o seu compatriota e atual detentor do título Nigel Lamb, não foi além da quinta posição - comprometendo as suas aspirações no que respeita à renovação do mesmo.
O australino Matt Hall voltou a afirmar a sua determinação em pertencer ao clube dos mais rápidos, depois de conseguir em Ascot mais um segundo lugar. O pódio ficou completo com o nipónico Yoshihide Moroya, um piloto mais habituado aos lugares do fim da tabela que acabou por causar sensação.
A Red Bull Air Race World Championship viaja no início de setembro (dias 5 e 6) até à Áustria, aproveitando as estruturas da pista de F1 de Spielberg para a sexta etapa da temporada.
RANKING APÓS 5 ETAPAS: 1. Paul Bonhomme - 46 pontos (GBR), 2. Matt Hall - 38 pts (AUS), 3. Hannes Arch - 30 pts (AUT), 4. Martin Sonka - 18 pts (CZ), 5. Nigel Lamb - 17 pts (GBR), 6. Pete McLeod - 14 pts (CAN), 7. Matthias Dolderer - 12 pts (GER), 8. Yoshihide Moroya – 11 pts (JAP), 9. Nicolas Ivanoff - 11 pts (FR); 10. Michael Goulian - 8 pts (EUA)
CALENDÁRIO 2015 Emiratos Árabes Unidos Abu Dhabi | 13 e 14 fevereiro Japão Chiba | 16 e 17 maio Croácia Rovinj | 30 e 31 maio Hungria Budapeste | 4 e 5 julho Grã-Bretanha Ascot | 15 e 16 agosto Áustria Spielberg | 5 e 6 setembro Estados Unidos da América Fort Worth - Texas | 26 e 27 setembro Estados Unidos da América Las Vegas | 17 e 18 outubro