NOTÍCIAS
VÍDEOS
AGENDA
Artigos
Vídeos 

Top 6 mais vistos sobre Radical MX
Razões para uma Academia de MX - Crónica de Jorge Ró
Publicado em: 2015-07-14  Modalidade: Radical MX
Numa altura em que nos deparamos com a realidade da existência de centenas de pilotos de MX e com o desenvolver do bom hábito dos pilotos de enduro e TT, sempre que podem treinam em pistas de motocross, juntou-se assim uma das razões essenciais para a criação de um centro de formação de pilotagem a que se deu o conveniente nome de Academia de Motocross. É claro que isso trará uma acrescida responsabilidade em relação às já existentes escolas de motocross que um ou outro piloto do Top Ten nacional criaram – e bem – com o sentido de se transmitir o saber daqueles que praticam a modalidade há muitos anos. Assim, o objectivo é o de existir um local próprio que através de aulas teóricas e práticas, se transmita o essencial envolvente à modalidade durante todo o ano civil, aberto aos interessados, e na média de um Curso Intensivo de Motocross por mês. Os monitores para as aulas práticas poderão ser pilotos convidados do top nacional ou internacional para esse fim, consoante o nível de evolução que os candidatos mostrem ao longo de alguns dos cursos que frequentem nesta recém criada Academia de MX.
 
Importa esclarecer, para que se tenha uma ideia mais precisa da razão deste centro de formação contínua em Portugal, está na mesma razão do aparecimento no ano 2000 do então Troféu Rómoto que durante 15 anos mostrou ser um autêntico “vespeiro” de pilotos e com isso originou o bom aparecimento de outros regionais de MX. Era agora, a altura ideal de colocar em prática um projecto idealizado em 1995 inspirado no que já era realidade na modalidade nos Estados Unidos e impulsionada por pilotos veteranos. Essa responsabilidade cá, passa a ser presente com a marcação dos primeiros Cursos mensais a partir de agora. Uma das razões é mesmo essa, que se mostra necessária para o actual panorama motociclistico, onde temos actualmente um nosso conterrâneo a disputar o Campeonato do Mundo de MX nos lugares cimeiros; outro, um piloto internacional nas classes mais pequenas; também, uma jovem senhora no Mundial respectivo; outros no TT internacional e ainda um outro na velocidade, a ganhar provas e  que também treina TT. Por isso mesmo, razões muitos fortes que alicerçam o aparecimento de uma Academia de Motocross.
 


No entanto, é de ter como verdadeira, a noção das dificuldades iniciais com a renitente vontade de aceitação deste facto por algumas pessoas e que se deve ao preconceito tipicamente português, de que já se sabe tudo, e de que “isto não é para mim”, ou de que, por ser muito barata essa adesão, não podem ser boas e eficazes essas lições. Ou até, de que sendo dois dias é demais para um curso destes, ou ainda de que, o piloto não tem tempo para aderir a uma proposta destas. Mas, sendo esta uma realidade na forma de pensar de alguns, ela irá sendo ultrapassada pela natural aceitação de cada um e dos resultados obtidos, que os primeiros aderentes irão comentando nas provas e nos habituais treinos que estes realizam no decorrer do ano. É assim uma questão de tempo e de paciência para se entranhar desta realidade na mente de cada um, mais ou menos resistente à ideia da mudança para melhor, sendo esta uma verdadeira necessidade nacional nesta espectacular modalidade.
A matéria prima –  pilotos -  justifica-o por ser, felizmente, abundante e com tendência a aumentar.
 
Estes Cursos Intensivos de Motocross não me são desconhecidos, dado o facto de pessoalmente ter frequentado um – de uma semana – no ano de 1986 na Aldeia das Açoteias onde estávamos pilotos do Top 15 nacional (sendo as manhãs dedicadas à preparação física dada por um técnico italiano, e as tardes dedicadas à técnica de condução por um ex-campeão italiano), e de um outro curso também de uma semana (onde coloquei o meu filho) em Vigo – Espanha – no ano de 1996, onde estiveram outros pilotos do Top 10 nacional, sendo o monitor o ex-campeão mundial Harry Everts (pai do também campeão, Stefan Everts).
Estes, são dois exemplos ÚNICOS em Portugal de Cursos de Pilotagem de uma semana, que nunca mais se repetiram e que pelo menos, a partir de agora, se deve caminhar no sentido de inverter essa realidade, sendo que isso irá proporcionar uma melhor e mais rápida aprendizagem dos pilotos existentes, numa altura em que o nível destes deve mesmo melhorar para obtenção dos resultados que vemos presentemente espelhados nos exemplos acima, e que serão um salutar e positivo incentivo à melhor “performance” de cada um em pista, seja de que campeonato ou troféu se trate.
 
Jorge Ró
 


Uma dessas provas internacionais com F. Neves à frente do Campeão do Mundo G. Raiher.

De trás p´rá frente
 
Desta vez, e ainda nos anos 80, outros pilotos foram verdadeiras vedetas nas imensas provas em que compareciam – um piloto aplicado participava em 25 provas/ano – tais como : Licínio Duarte (da Covilhã), Joaquim Rodrigues (de Barcelos), João Gouveia (da Amadora), Norberto Carvalho (de Mafra), João Pereira (de Lisboa), Taciano Guimarães (de Lisboa), entre muitos mais.
Todos eles, nomes bem conhecidos na época e que foram verdadeiros pólos de desenvolvimento do motocross em Portugal e que arrastavam milhares de espectadores naquela que ficou como uma verdadeira “década de ouro” da modalidade no nosso País. Alguns destes pilotos deslocavam-se já a aprovas internacionais e de mundial nessa altura e, como já nestas crónicas escrevi, recebíamos duas provas internacionais anualmente, uma delas no Porto e outra em Portimão onde estiveram alguns dos campeões mundiais da época e com quem participávamos com alguma natural vaidade.



Segue-nos no Facebook

Agora partilha!



Últimos Artigos sobre Radical MX

Últimos Vídeos sobre Radical MX

 

Segue-nos
PATROCINADORES
PRÓXIMOS EVENTOS
Prova: ASP World Tour 2018
Local: MEO Rip Curl Pro - Portugal
Data: 2018-10-27
Prova: Campeonato Nacional MX 2018
Local: Final MX das Regiões (Alqueidão)
Data: 2018-10-21
Prova: Campeonato Nacional TT 2018
Local: Baja de Portalegre
Data: 2018-10-28
Prova: Campeonato Nacional de Velocidade 2018
Local: Portimão II
Data: 2018-11-18
Prova: ASP World Tour Feminino 2018
Local: Havai - EUA
Data: 2018-11-06
ÚLTIMOS ARTIGOS
MAIS VISTOS DA SEMANA
  • PTRadical ©2011-2012 - Todos os direitos reservados
    Por Tecla Infinita