NOTÍCIAS
VÍDEOS
AGENDA
Artigos
Vídeos 

Top 6 mais vistos sobre Radical MX
Não parece existir MX em Portugal - Crónica de Jorge Ró
Publicado em: 2015-07-01  Modalidade: Radical MX
Assim parece ser. No que diz respeito a vária imprensa nacional (incluindo a especializada) e alguma regional na sua pouca preocupação em fazer um serviço público informativo mais completo com esta modalidade  que nos últimos anos deu “um pulo” significativo, quer no aumento de provas de nível regional, quer de pilotos em muitas zonas onde, umas estariam inactivas ou outras que acolheram recentemente o MX, proporcionaram este “boom” na prática desportiva deste espectacular desporto motorizado. O facto é o de que, ao nível de noticias pelos órgãos acima referidos pouco ou nada se vai dizendo sobre este fenómeno que, obviamente não pode passar despercebido, numa altura destas e contrariamente a muitas expectativas menos optimistas aconteceu e por isso mesmo, um motivo de regozijo para um vasto universo de gente directa ou indirectamente envolvida neste meio.
 
Naturalmente, as redes sociais apresentam diversas noticias sobre estes importantes acontecimentos que ajudam a dar a conhecer locais que eram desconhecidos para muita gente, assim como proporcionando um pequeno empurrão à economia regional com o aparecimento de todos os intervenientes no MX – público, praticantes e patrocinadores – nos dias desses mesmos eventos, e claro, passando a existir nesses locais mais uma pista para : treinos, “trak days” e provas anuais. Quantas terras não ficaram conhecidas desde os anos 80 pelo facto de acolherem estas provas por todo o País ? São muitas, basta pensar um pouco. Mas, também e para isso foi necessário um bom trabalho da imprensa nacional que acompanhou este fenómeno nos tempos de outrora. Hoje, impera fazer-se o mesmo sem que seja necessário as deslocações pessoais de jornalistas, a que se estava sujeito noutros tempos, fruto da evolução comunicacional a vários níveis. Óbviamente as organizações sentir-se-ão “traídas” por, após terem colocados cartazes das provas não verem espelhado o seu trabalho na imprensa dias após a realização desses seus eventos oficiais.
 


Veja-se pela imprensa dos nossos Países vizinhos –Espanha e França – e aí teremos uma vastidão de noticias dos eventos desportivos, pilotos e tudo o envolvente aos mesmos no decorrer de todo o ano além de várias crónicas de opinião interessantes e claro, importantes para os leitores, assinadas por nomes sonantes da modalidade. Estes, esclarecem pontos técnicos do interesse de muita gente que, fica assim a par de informação conveniente para participar ou acompanhar a modalidade de uma forma mais adequada, tal como por exemplo acontece em Portugal com o futebol.
Outro dos nossos problemas é o de que, mesmo nas redes sociais alguns dos espaços dedicados à modalidade só vêm o que é relacionado com o nacional MX e a nível internacional, parecendo que o que não tenha a ver com estas duas vertentes, não terá interesse que chegue para dedicarem alguns minutos a escrever sobre este importante fenómeno que está e esteve na origem da evolução daqueles que hoje estão nas grelhas do nacional. Urge mudar de visão, mais actualizada e pormenorizada do que vai acontecendo à nossa volta, muitas vezes bem encostado a nós, e com isso voltando a abrir novos horizontes no trabalho noticioso de que tanto o motocross necessita e merece.
 
Temos de perder o mau hábito de pensar que só “lá fora” é que é bom e melhor, para defender-mos que também conseguimos isso, com algum trabalho e empenho conveniente.  Afinal, fazemos tão bem como eles, como aliás se houve todos os dias nas nossas televisões, no resultado do trabalho desenvolvido a vários níveis profissionais e científicos. Basta “abrir” a mente e encaixar o facto de que os tempos são outros e que vale a pena dedicar-mos a nossa atenção para o que de melhor fazemos em Portugal.
Basta lembrarmo-nos de, quando aparece um piloto internacional a participar nas nossas provas e a ganhar, passado algum tempo os nossos pilotos levam a melhor. Em contrapartida neste momento existem pilotos do nacional que não se apuram para as finais dos regionais de MX . Com isto percebe-se o importante papel que têm os regionais e os seus resultados na imprensa deste País.
 
Jorge Ró
 



De trás p´rá frente
 
Ainda dos anos 80 –pelo facto de terem sido muito produtivos para o MX – venho falar de dois nomes algarvios que também eles produziram duas “estrelas” da modalidade que praticaram durante anos.  Falo de Eduardo Rocha e Florival Faria que eram pilotos do Top Ten nacional quando eu ainda era Júnior nas 125. Estes pilotos eram aqueles que traziam o nome do Algarve para as nossas corridas da época e disputavam grandes lutas desportivas para o imenso público que então se deslocava às pistas de motocross por todo o País.
Eram pilotos esforçados pelo facto de virem de tão longe – as provas eram na maioria no Centro e Norte do País – mas, com uma garra muito própria em pista resultando nos lugares que estão registados  na galeria federativa do organismo que na época representava o motociclismo em Portugal. Os seus filhos prosseguiram na melhoria dos feitos em MX : Márcio Rocha e Ruben Faria .
 


Segue-nos no Facebook

Agora partilha!



Últimos Artigos sobre Radical MX

Últimos Vídeos sobre Radical MX

 

Segue-nos
PATROCINADORES
PRÓXIMOS EVENTOS
Prova: Campeonato Nacional de Super Enduro 2018
Local: Castanheira de Pêra
Data: 2018-07-21
Prova: Campeonato Nacional SX 2018
Local: Paço dos Negros
Data: 2018-07-21
Prova: Campeonato Nacional de Velocidade 2018
Local: Portimão
Data: 2018-07-22
Prova: GP3 Series 2018
Local: Budapest - Hungria
Data: 2018-07-29
Prova: Formula E 2017/2018
Local: Montreal - Canadá
Data: 2018-07-29
Prova: GP2 Series 2018
Local: Budapeste - Hungria
Data: 2018-07-29
Prova: ASP World Tour Feminino 2018
Local: Vans US Open of Surfing - USA
Data: 2018-08-05
Prova: Campeonato Nacional de Super Enduro 2018
Local: Fafe
Data: 2018-08-04
Prova: Campeonato Nacional SX 2018
Local: Poutena
Data: 2018-08-04
Prova: DTM 2018
Local: Brands Hatch
Data: 2018-08-12
Prova: Campeonato Nacional SX 2018
Local: Fafe
Data: 2018-08-11
Prova: Campeonato Nacional SX 2018
Local: Lousada
Data: 2018-08-18
ÚLTIMOS ARTIGOS
MAIS VISTOS DA SEMANA
  • PTRadical ©2011-2012 - Todos os direitos reservados
    Por Tecla Infinita