NOTÍCIAS
VÍDEOS
AGENDA
Artigos
Vídeos 

Top 6 mais vistos sobre Radical MX
Atrair o público às pistas MX - Crónica de Jorge Ró
Publicado em: 2015-02-02  Modalidade: Radical MX
Estando cumprido o objectivo de aumentar significativamente os pilotos de MX em Portugal - o que aconteceu nos últimos anos – agora, há que caminhar para um outro objectivo : atrair o público às pistas (tendo como imagem o que acontecia até ao decorrer do anos 90), que penso, ser possível conseguir tal como o foi com os pilotos.
Sem uma boa moldura humana o MX não é o mesmo, sendo que este cresceu e desenvolveu-se com base neste facto, sendo o resultado de esta modalidade ter uma espectacularidade muito particular, com as motos a “voarem” de forma bem diferente de outros veículos terrestes motorizados e claro, as muitas lutas desportivas que elas proporcionam ao muito público aficionado.
Assim, este é outro trabalho que deve ser a próxima aposta de todos os intervenientes na modalidade, mobilizando todas as formas necessárias e achadas convenientes para atrair de novo os milhares de pessoas que até ao final da década do 90 se deslocavam às pistas.
 
Claro que, a crise económica e com isso a existência dos ingressos ao público nas provas serem dispendiosos, devido aos elevados custos desses eventos, foram as razões que estiveram na origem desta acentuada quebra. Agora, com o forte incremento de provas regionais e o facto de nelas se apresentarem ingressos bem económicos, existe a oportunidade de atrair muito mais público às corridas e para isso necessariamente, devem-se criar boas condições para os atrair como por exemplo: necessária rega de forma inteligente, adequada e sem que faça pó nem lama, prejudicando ambos o espectáculo ; locais com sombras para menor exposição do público ao sol ; eventuais bancadas ou declives naturais no terreno que as substituam ; necessários WC para senhoras e homens e claro, bons bares com comida e bebida. Assim, tudo se apresentará capaz de, mais facilmente atrair o desejado muito público aficionado, e menos aficionado da modalidade, dado o seu elevado grau de espectacularidade pouco comum a outros desportos nossos conhecidos.
 


O principio que orientará estes objectivos são os mesmos que orientam qualquer produto que se coloque ao dispor de qualquer consumidor : boa qualidade e bom preço nesses mesmos produtos. Mas claro, nunca esquecendo a respectiva e muito necessária publicidade destes eventos que se pode apresentar das mais variadas formas possíveis e imaginárias. Isso, dependerá das ideias que cada uma das organizações desses eventos possa ter e aplicar no sentido de atrair um elevado número dos interessados num raio bem largo da zona onde estes irão ter lugar. A estratégia utilizada com este objectivo irá ditar necessariamente, um maior número de pessoas que se deslocarão aos circuitos existentes em cada zona onde as provas desportivas se realizarão e com isso a “cultura” da modalidade em Portugal, como o foi desde sempre. A partir de agora esta, é uma “oportunidade de ouro” para poder obter esses resultados de que a modalidade tanto precisa e merece.
 
Ressalvo o facto de que, hoje é muito mais necessário uma publicidade inteligente com a finalidade de cativar pessoas para essa mesma “cultura” que há uns anos atrás. Isto, porque existem novas ofertas na nossa vida em sociedade que não existiam há uns anos atrás e daí, o ter de se recorrer à boa qualidade que o MX deve apresentar, nas pistas e na forma de receber os espectadores, que são o suporte mais valioso da existência da modalidade em qualquer parte do Mundo, por forma atrair as novas gerações a presenciarem “ao vivo” esta modalidade motorizada muito, mas muito espectacular.
Temos hoje em dia que trabalhar mais e melhor para assim se poderem chegar a bons resultados, do que há alguns anos atrás mas, como sempre a vida é um constante desafio e isso é que nos leva em cada circunstância, a tentar fazer diferente e com melhores resultados do que anteriormente por forma a cativar e obter dos outros o “feedback” que nos levou ao cumprimento daquele trabalho.
O motocross espera isso de nós, que para ele trabalhamos com a dedicação e paixão inerentes e claro, que o público também merece ao estar presente nas várias provas.
 


 
De trás p´rá frente
 
No decorrer dos anos 80, um jovem piloto mostrou ser dotado de uma grande capacidade de condução, hábil e rápida, que o fez imediatamente sobressair nas provas de campeonato nacional de 125. Estou hoje a falar de José Carvalho piloto de Águas de Moura em Setúbal onde o seu pai, também praticante da modalidade em 50 c.c. tinha uma oficina e o motivou à prática do motocross. Muito rápido nos arranque e mostrando um jeito muito próprio na condução e nos saltos mobilizava a atenção do muito público que se apresentava nas provas dessa época. Muitos êxitos acumulou nas provas que disputou e claro, com isso era um forte opositor do dominador, há época, o campeão Fernando Neves, proporcionado assim, grandes lutas desportivas nas várias pistas que acolhiam as provas de MX por várias zonas do País. Faz parte de uma vasta galeria de excelentes pilotos que essa época produziu, e dos quais continuarei a fazer forte e conveniente referência.

Jorge Ró


Segue-nos no Facebook

Agora partilha!



Últimos Artigos sobre Radical MX

Últimos Vídeos sobre Radical MX

 

Segue-nos
PATROCINADORES
PRÓXIMOS EVENTOS
Prova: ASP World Tour 2018
Local: Hawai - USA
Data: 2018-12-20
ÚLTIMOS ARTIGOS
MAIS VISTOS DA SEMANA
  • PTRadical ©2011-2012 - Todos os direitos reservados
    Por Tecla Infinita