NOTÍCIAS
VÍDEOS
AGENDA
Artigos
Vídeos 

Top 6 mais vistos sobre Radical MX
O empenho federativo - Crónica de Jorge Ró
Publicado em: 2014-12-30  Modalidade: Radical MX
Afinal, confirma-se que as criticas, felizmente, têm o seu aspecto bem positivo. É exactamente por isso que elas são feitas : para alertar do que está mal e de como fazer melhor. Ao se tecerem as criticas oportunas, estas  vêm provar que desta forma, se visa o sentido construtivo de levar os visados a meditarem sobre elas e a realizarem todo um trabalho que conduza a uma “construção” positiva do fim a que se destinam, e daí necessariamente, ao delinear de um caminho mais assertivo do trabalho a realizar. A critica tem assim no seu objectivo, o de levar às mudanças necessárias para acordar algumas consciências, por vezes menos atentas ao trabalho real que é necessário realizar para manter os resultados de acordo com as expectativas criadas em todos os interessados que fazem planos anuais para todo um trabalho desportivo e o respectivo investimento com vista a um esforço e aplicação para a obtenção de determinados resultados.
 
Vem isto a propósito, desta vez, para elogiar a aplicação no trabalho de toda a equipa da Comissão de Motocross do órgão federativo para a época desportiva que se aproxima e que conseguiu – após um ano que agora termina e que apresentou quase metade das provas habituais de campeonato nacional – marcar 8 provas o que indica que 2014 foi apenas um ano atípico, devendo entender-se ter sido a excepção e não a regra o que aconteceu no ano que agora se fecha. Estão assim de parabéns pelo seu esforço e estou convencido que os pilotos, equipas e público em geral, ficam muito satisfeitos com este calendário desportivo nacional recheado de provas necessárias para quem tece planos e adquire os veículos assim como, toda a sua manutenção para uma inteira época desportiva.


 
Como disse nas minhas várias crónicas no decorrer de 2014, o facto de ter entrado um novo regional de MX para a federação, era muito positivo e revelava o absoluto empenho de quem neste órgão oficial conseguiu esse resultado, o que só poderia ser bom para a modalidade esta nova realidade. E isso viu-se no decorrer do ano com as provas realizadas do Sintra MX em todo o distrito de Lisboa que arrasta muitos pilotos dessa zona e arredores e claro, dá algum “descanso” a quem iniciou este fenómeno regional no MX em Portugal. Outras pessoas, outras ideias e novas classes de praticantes. Isto é positivo e o motocross agradece, numa altura em que ele necessita de novas fórmulas e outra dinâmica para além daquela que conhecemos durante muitos anos.
 
Apesar de tudo isto, o Nacional de MX deve também continuar a encontrar forma de cativar mais praticantes para estas provas, como seja o exemplo de, quando existirem pilotos excedentes nessas mesmas provas que não se apuram para as mangas, realizar-se uma manga (que já se chamou de consolação) com um nome sugestivo e pontuável para os mesmos. Dessa forma atrairia mais pilotos aos circuitos do nacional de MX. Repare-se que, nos regionais conhecidos no nosso País existem muitos mais pilotos presentes nessas provas, o que revela um grande potencial na vontade de praticar o motocross, e dessa forma estaria criado um incentivo ao aparecimento destes nas provas do nacional de MX, onde poderiam mais facilmente integrarem-se neste tipo de provas de grau máximo da  modalidade e por isso de maior exigência regulamentar.
 
Tudo isto já não é novo, mas apenas necessárias indicações do que é possível melhorar e chamar mais a atenção quer de praticantes quer de público espectador presente nas provas, sendo um trabalho a desenvolver a partir de agora através da existência de ingressos económicos. Algumas organizações já os praticaram em 2014 como por exemplo Ponte de Sôr e Moçarria e que em 2015 irão com certeza  atrair mais público, que agora já sabe desse facto e adere assim mais facilmente à sua ida às pistas de motocross no dia em que as provas se realizam para contento de todos.
Só com estas novas soluções se pode caminhar para um futuro sólido da modalidade que, como sempre tenho dito, é a mais espectacular de todos os tempos. Bom Ano para todos !
 


 Foto por amotorascheiasdechao.blogspot.pt

De trás p´rá frente

 
Como falei na última crónica, a década de 80 produziu um bom lote de pilotos de MX, onde sobressaiu Fernando Neves que dominou a modalidade incontestavelmente. No entanto, muitos outros nomes como por exemplo na classe Júniores 125, que era a classe que mais pilotos reunia em pista, presenciavam-se muitas “lutas” desportivas no decorrer das 6 provas que compunham o calendário anual de provas. Muitos campeões produziu nesta mesma classe sendo alguns deles : Jorge Leite, Marco Alemão, Henrique Ventura, João Lopes, José Mira ... Realça-se o facto de que durante vários anos a pista de Casais de S. Quintino tinha no dia de Páscoa a abertura deste concorrido campeonato. Também Mansores em Arouca, era uma outra pista “habitué” que recebia esta classe de Júniores entre outras que hoje já não existem no activo.

Jorge Ró


Segue-nos no Facebook

Agora partilha!



Últimos Artigos sobre Radical MX

Últimos Vídeos sobre Radical MX

 

Segue-nos
PATROCINADORES
PRÓXIMOS EVENTOS
Prova: ASP World Tour 2018
Local: Teahupoo - Tahiti
Data: 2018-08-21
Prova: Campeonato Nacional SX 2018
Local: Lousada
Data: 2018-08-18
Prova: DTM 2018
Local: Red Bull Ring Spielberg
Data: 2018-08-23
Prova: DTM 2018
Local: Misano
Data: 2018-08-26
Prova: GP3 Series 2018
Local: Spa-Francorchamps, Bélgica
Data: 2018-08-26
Prova: Campeonato Nacional de Super Enduro 2018
Local: Mação
Data: 2018-08-25
Prova: GP2 Series 2018
Local: Spa-Francorchamps - Bélgica
Data: 2018-08-26
Prova: GP3 Series 2018
Local: Monza, Itália
Data: 2018-09-02
Prova: GP2 Series 2018
Local: Monza - Itália
Data: 2018-09-02
Prova: ASP World Tour Feminino 2018
Local: Surf Ranch Lemoore, California - USA
Data: 2018-09-09
Prova: ASP World Tour 2018
Local: Lemoore, California - EUA
Data: 2018-09-09
Prova: DTM 2018
Local: Nürburgring
Data: 2018-09-09
Prova: Campeonato Nacional TT 2018
Local: Baja TT Idanha-a-Nova
Data: 2018-09-08
ÚLTIMOS ARTIGOS
MAIS VISTOS DA SEMANA
  • PTRadical ©2011-2012 - Todos os direitos reservados
    Por Tecla Infinita